segunda-feira, 18 de outubro de 2010

18 de outubro - Dia do Médico

Hoje quero fazer uma pausa nas minhas postagens específicas de saúde bucal, para prestar uma homenagem àquele profissional que que tem extrema importância para a manutenção da vida do ser humano: o Médico!
Durante toda a minha vida, essa figura ímpar participou da minha formação como cidadão. Nos longínquos dias da minha infância na minha cidade natal, Taquaritinga, já existia o Médico da minha família, o Dr. Ary Pagliuso, época em que não existiam tantas especialidades, e o cuidado com a Saúde dependia de um generalista que atendia a todos, colocando uma atenção especial, que não dependia de nenhum curso de especialização ou de  pós-graduação, mas existia como princípio e que também vinha de berço, o calor humano e o carinho, qualidades responsáveis, às vezes por curas que  que a ciência não podia explicar.
Já com o nascimento do meu primeiro filho, Marcus, surgiu naquela figura aparentemente frágil, o paternal  Dr. João da Rocha Scharra, Pediatra de uma competência e dedicação extremas, que garantia uma vida saudável para todos os pequenos sêres que eram os seu clientes, e que passou a cuidar. também, dos primeiros dias da minha filha Cristiane.
Quando ingressei no serviço público de saúde, vários médicos passaram a fazer parte da minha convivência, por conta do antigo SAMOE, Serviço de Assistência Médico-Odontológica, através do qual médicos e dentistas, atuavam nas escolas do Município de Cubatão, cuidado da Saúde e Saúde Bucal das crianças e adolescentes ali matriculadas.
Com o tempo as especialidades foram se proliferando, com todos os profissionais buscando o aprimoramento em áreas específicas da medicina e odontologia para atender melhor a grande demanda, tanto no setor privado como no setor público.
Mais, recentemente, com a implantação da Estratégia de Saúde da Família no Sistema Único de Saúde, a figura do Médico de Família se consolidou novamente, com a sua atuação junto a Equipes de Saúde compostas também pelo Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Cirurgião Dentista, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar em Saúde Bucal e Agente Comunitário de Saúde, proporcionando promoção de saúde a todos os membros da família dentro dos seus lares.
Quero aqui, no nome do Dr. João Scharra parabenizar toda a classe médica, na comemoração do seu dia, pela sua dedicação em seguir os princípios de Hipócates.

2 comentários:

  1. Dr. João também pediatra de meus filhos e que muito me ajudou com seu jeito calmo e competente. Excelente médico. Exemplo para muitos.!

    ResponderExcluir
  2. Dr. João. Também foi pediatra de meus três filhos. Excelente médico. Exemplo de profissional. Exemplo a ser seguido. Gostaria de saber sele

    ResponderExcluir