sexta-feira, 1 de outubro de 2010

I Encontro de ASB e TSB da ACDBS

Com o auditório da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista praticamente lotado, aconteceu na última quarta-feira, dia 29 de setembro de 2010, o I Encontro de ASB e TSB da ACDBS.
Entre os participantes estavam presentes alunos e ex-alunos dos Cursos de TSB e ASB mantidos pela ACDBS e Instituto Lupe Picasso Dom Bosco de Santos, que tiveram a oportunidade de participar de um processo de discussão sôbre a necessidade desses profissionais começarem a pensar na proposta de iniciar um movimento no sentido da formação de uma entidade classista para facilitar a luta pela reivindicação de direitos alienáveis, já que essas funções antes reconhecidas apenas pelo Conselho Federal de Odontologia, já foram regulamentadas como profissões através da Lei Nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008.
O evento contou com dois blocos de palestras proferidas pelo Dr. Marco Antonio Manfredini, Conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e Dr. Braz Antunes Mattos Neto, Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.
O Dr. Manfredini abordou com muita propriedade o tema central : " Perspectivas e Oportunidades para os Profissionais ASB e TSB", expondo, preliminarmente,  uma retrospeciva dessas profissões, passando pelas conquistas alcançadas através dos anos e chegando ao período posterior à sanção da Lei que regulamentou as profissões de TSB e ASB e a valorização proporcionada por essa Lei, inclusive abrindo espaços para atuação em Centros Cirúrgicos e UTIs de Hospitais.
Discorreu ainda sôbre a importância da inclusão da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família com o consequente aumento de vagas de trabalho nos serviços públicos de saúde. Procurou ainda incentivar a criação de entidade classista (Associação ou Sindicato) que representaria exclusivamente os TSBs e ASBs, com o objetivo de promover discussões de inclusão em planos de carreira, piso salarial, condições de trabalho e outros assuntos relevantes para as profissões. Sugeriu, ainda a criação de uma Câmara Técnica de Registro de TSB e ASB junto à Delegacia Seccional de Santos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Por sua vêz o Dr. Braz apresentou alguns trabalhos realizados que favorecem esses profissionais, tanto a nível da Câmara Municpal de Santos como na função de Ex- Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista. Como atual Presidente empossado e licenciado da ACDBS, devido a campanha política, assumiu o compromisso de criar um Departamento de TSB e ASB, proposta que fará em reunião de Diretoria, assim que reassumir a função de Presidente da entidade.
Vale destacar o grande envolvimento da platéia presente, que dirigiu diversas questões aos palestrantes, ao que foram prontamente elucidadas todas as suas dúvidas.
Ao término dos debates, a professora Maria Regina Amorim deu por encerrado o evento, agradecendo a participação dos professores, alunos e ex-alunos, convidando-os a manter um processo de discussão permanente no sentido de valorizar essas profissões que tanto contribuem para o sucesso da atuação do Cirurgião Dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário