quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A história recente e o futuro da Odontologia

No dia 06 de outubro de 2010, fomos surpreendidos com a divulgação pela imprensa, escrita, falada e televisada  do pedido de autofalência da IMBRA, empresa de tratamentos odontológicos fundada em 2006, e proprietária de uma rede de clínicas montadas em treze estados brasileiros, que empregava cerca de 2.000 funcionários entre eles muitos profissionais da odontologia, Cirurgiões Dentistas e pessoal auxiliar.
Segundo matéria publicada por Dra. Luciana, Cirurgiã Dentista, no Blog Fábrica de Sorrisos, pacientes tiveram o seu tratamento interrompido, não receberam a devolução de valor pago por procedimentos não realizados ou não conseguiram o prontuário e os outros exames já realizados.
Na realidade, tornaram-se comuns reclamações pelas redes sociais, tanto de pacientes como de profissionais que atendiam através da empresa, apesar de toda a divulgação que pricipalmente a rede televisiva apresentava nos intervalos de seus programas.
Infelizmente a enxurrada de faculdades formadoras de Cirurgiões Dentistas, aliada  aos problemas econômicos do país levaram a uma situação de competitividade acirrada provocando até uma concorrência desleal  entre os profissionais da odontologia.
Há necessidade de uma grande reflexão no país inteiro, com mobilização de todas as entidades representativas da classe, no sentido de promover debates que direcionem à valorização desta importante área da saúde, com o objetivo de se consolidar os preceitos constitucionais de formação do verdadeiro cidadão e valorizar todas as funções ligadas a odontologia, o Cirurgião dentista e as profissões afins como o Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária, Auxiliar de Prótese Dentária e Técnico de manutenção de Equipamentos Odontológicos.
O futuro depende de nós!

Um comentário:

  1. Fico feliz com a citação do meu blog em seu post, obrigada.
    O assunto sobre o futuro da Odontologia no Brasil é muito complexo, requer sem dúvida uma grande discussão sobre a valorização de nossa profissão. É fundamental em minha opinião uma reforma ética e acima de tudo maior cobrança dos Conselhos (Regionais e Federal)para que cumpram sua real função.
    Bjs.

    ResponderExcluir