quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dia Nacional da Saúde Bucal

No próximo dia 25 de outubro estaremos comemorando o Dia Nacional do Cirurgião Dentista no Brasil, instituído nesta data, devido à criação dos primeiros Cursos de Odontologia no Rio de Janeiro e na Bahia através do Decreto nº 9.311 de 25 de outubro de 1.884, e em 27 de maio de 2.002 a Lei nº10.456 instituiu o "Dia Nacional de Saúde Bucal", oficializando assim a comemoração já existente.
Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia o nosso país tem registrados cêrca de 173.000 CDs e ano a ano as faculdades de odontologia tem lançado no mercado de trabalho milhares de profissionais, provocando uma concorrência acirrada na disputa de vagas no setor público e a abertura desenfreada de empresas que exploram as atividades de forma a estabelecer atendimentos precários para os seu clientes e promover sub-empregos para essa categoria profissional. E aí acontecem casos como o da IMBRA que na ânsia de conquistar mercado em vários estados brasileiros acabou entrando com o pedido de auto-falência deixando pacientes e profissionais sem o amparo devido.
Porém, paralelamente, o Govêrno Federal desde o início do século atual vem adotando medidas no sentido de reestruturar a oferta de atendimento no setor público de saúde, de forma a aperfeiçoar os processos de consolidação do SUS, atendendo, assim, os preceitos da Constituição e da Lei Orgânica da Saúde que pregam a sua promoção, proteção e recuperação.
Com a inclusão das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, e consequente interiorização do atendimento, o  país caminha para a extinção do jargão "País dos Desdentados", graças a adoção de métodos preventivos e educativos, associados à melhoria dos procedimentos assistenciais.
Outro fator muito importante foi a criação dos CEOs - Centro de Especialidades Odontológicas, que passaram a oferecer cobertura em procedimentos especializados, minimamente nas Especialidades de Diagnóstico Bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção  do Câncer Bucal, Endodontia, Periodontia Especializada, Cirurgia Oral dos Tecidos Moles e Duros e Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais.
Esses programas contribuíram para um aumento significativo na oferta de vagas, não só para  Cirurgiões Dentistas, mas também para Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal consolidando assim o trabalho em Equipe em Odontologia.
A categoria dos Técnicos em Prótese Dentária também foi contemplada com a inclusão dos Laboratóríos de Prótese Dentária no Programa Brasil Sorridente.
Esses avanços, na realidade, foram impulsionados, por muitos colegas de profissão que, sempre se preocuparam em oferecer um atendimento gratuíto, mas, digno, e tiveram sua culminância no trabalho desenvolvido pelo Dr. Gilberto Alfredo Pucca Júnior, atual Coordenador Nacional de Saúde  Bucal, que  assumiu a responsabilidade de colocar em prática as propostas surgidas em muitos anos de luta no sentido de construir uma Saúde Bucal Coletiva melhor para usuários e profissionais.
Há ainda há muito o que se avançar, mas este é um tema para próximas postagens.
Desejo um feliz Dia Nacional da Saúde Bucal para toda a Equipe de Saúde Bucal brasileira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário