terça-feira, 5 de outubro de 2010

Educação, Saúde Bucal e a consciência política

Hoje recebi um e mail do amigo Raul Christiano, candidato não eleito à Câmara de Deputados,  que me fez refletir sôbre a situação política do nosso país.
Ele escreve no seu texto que a sua campanha foi pautada no tema: "Educação é tudo"  que, infelizmente, motivou raros  convites para palestras em escolas e universidades, caracterizando o grande desinteresse da região para debater o assunto proposto.
Lendo esse texto postado pelo Raul, eu procurei traçar um paralelo com a dificuldade que encontramos para eleger um representante da classe odontológica a qualquer cargo legislativo e até executivo, um pouco pela falta de candidatos ligados à categoria e muito pelo desinteresse em alicerçar as candidaturas que eventualmente aconteçam.
O exemplo está na nossa região em que o Cirurgião Dentista Braz Antunes Mattos Neto se propôs a ser esse representante que tanto necessitamos para trabalhar as nossas reivindicações na esfera política, mas que auferiu um pouco mais  de 11.000 votos, insuficientes para a sua eleição , dos quais a metade constou das urnas da baixada santista.
Ora, segundo dados estatísticos levantados pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, no nosso estado existem cêrca de 100.000 profissionais que atuam na profissão odontológica, distribuídos entre CDs, TSBs, ASBs, TPDs e APDs, que se unidos em torno de um candidato próprio da classe, conseguiriam elegê-lo a uma das vagas existentes na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Poderei ser questionado quanto a existência de mais de um candidato no estado, mas devemos considerar os votos de todos os outros militantes e adeptos de cada candidato.
Há que se constatar, portanto que muitos profissionais entre os citados acima, se eximem do apoio a um colega de profissão, preferindo sufragar nas urnas, amigos pessoais, artistas e outros candidatos sem nenhuma qualificação, alegando ser um protesto contra o sistema que aí está e que, na realidade estão colaborando com esse sistema pérfido que leva a escândalos  que tanto tem trazidos à consideração  da opinião pública nos últimos anos, e que servem para contribuir com aquele famoso jargão que diz: "O Brasil é o país dos desdentados", e  isso está refletido hoje no sorriso do campeão de votos para a Câmara dos Deputados.
Quero conclamar a todos aqueles que representam os profissionais ligados à odontologia que comecem a pensar em adquirir uma consciência política, no sentido de transformar o atual estado que dificulta a aprovação de projetos que visam a melhoria da saúde bucal dos brasileiros e que contribuem para a valorização profissional dos atores sociais desse processo!

Um comentário:

  1. Caro Edélcio, não podemos desistir nunca da nossa luta pela educação e principalmente da formação de jovens com visão politizada no que diz respeito a saúde bucal, pois será através da formação de cidadãos conscientes de seus deveres que vamos mudar esse triste quadro da politica brasileira.
    Maria Regina
    Coordenadora dos cursos ASB e TSB

    ResponderExcluir